sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Micro de Imperatriz realiza encontrão da PJ na comunidade São Pedro


"Os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são claras violações desse princípio. A discriminação racial pode tomar muitas formas, desde a mais brutal e institucional forma de racismo - o genocídio e o apartheid, até as formas mais encobertas por meio das quais determinados grupos raciais e étnicos são impedidos de se beneficiarem dos mesmos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais comuns a outros grupos da sociedade.
A discriminação racial e étnica continua a ser um dos maiores problemas de direitos humanos no mundo atual, atingindo tanto minorias étnicas quanto, em alguns casos, populações inteiras. Muito da atenção internacional recaiu sobre o apartheid na África do Sul, extinto em 1994. Entretanto, a luta contra o ódio étnico e racial continuou durante a década de 1990 violentamente acometida pelos piores conflitos étnicos jamais vistos nos Bálcãs e na região dos Grandes Lagos na África." ¹

A questão a ser debatida é que problemas semelhantes ainda continuam acontecendo, foi pensando nisso que a Micro-Imperatriz realizou mais um grupão da PJ em Imperatriz. ²

Neste domingo, 22 de novembro aconteceu mais um grupão da PJ - Pastoral da Juventude - na micro-região de Imperatriz, o mesmo se realizou na comunidade de São Pedro, da Paroquia Cristo Salvador.
O Grupão teve como tema uma reflexão sobre o Dia da Consciencia Negra (20 de novembro). Umas das temistas foi a professora Isaura, presidente do CCN - Centro de Cultura Negra - de Imperatriz e a outra foi a professora historiadora Marinalva.
Ambas relataram o orgulho de serem negras, da importância do Dia da Consciencia Negra, para todos os negros e não-negros. Foi tambem debatido a importância das cotas para os negros nas universidades publicas e a diferença entre as palavras: racismo, discriminação e preconceito.
Além da tematica, houve a apresentação do grupo musical Flor de Mandacaru, uma apresentação teatral e musical feita pelo grupo JUCS - Jovens Unidos em Cristo Salvador - em cima da música "Lavagem Cerebral" do cantor Gabriel Pensador. A letra da musica resumiu e unificou toda a proposta do Grupão, ela fala do racismo e do preconceito que existe em relação aos negros e que este preconceito geralmente e passado de pai para filho. Para encerrar o encontro teve a benção do Pe. Geraldo com uma mensagem de otimismo e entusiasmo para todos os jovens da PJ.

Pollyana da Silva Galvã


¹ - http://pt.shvoong.com/humanities/373277-discrimina%C3%A7%C3%A3o-racial/
² - Micro de Imperatriz
³ - Vice-coordenadora do GUC - Grupo Unido em Cristo - e estudante de Jornalismo da UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá PJoteiro!

Estamos aguardando seu comentário!

Fique a vontade!