terça-feira, 17 de novembro de 2009

Encontrao da PJ - Dia da Consciência Negra



Por séculos o negro sofreu preconceitos das maneiras mais banais que se podem imaginar. Vítimas de uma colonização exploradora, até hoje o negro ainda sofre com as mais diversas e constrangedoras situações a que é remetido. Por conta disso, o dia 20 de novembro no Brasil passou a ser dedicado à uma reflexão sobre a inserção no negro na sociedade brasileira. A data não foi escolhida por acaso, o fato é que coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695.
O Dia da Consciência Negra tem o objetivo de ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para a terra brasileira em 1594. A data é celebrada desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos. Antes disto, o movimento negro continha-se apenas com o dia 13 de Maio, que é exatamente a “Abolição da Escravatura”.

É pensando nisso que a Micro região de Imperatriz realizará mais um encontrão dos grupos de base de Imperatriz, onde “O dia Nacional da Consciência Negra” será a temática, para que a partir de um dialogo fundamentado, consiga-se evitar de maneira geral os problemas enfrentados diariamente pela sociedade negra.

O encontrão acontecerá no dia 22 de Novembro de 2009 à partir das 08:30 Hrs, na Paróquia de Cristo Salvador, mediado pela pedagoga Izaura Silva e membros do CCN- Centro de Consciência Negra. Todos estão convidados para celebrar esta data tão importante para todos nós brasileiros.

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."
Bob Marley


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá PJoteiro!

Estamos aguardando seu comentário!

Fique a vontade!